Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
8/06/18 às 19h48 - Atualizado em 8/06/18 às 19h55

Subsaúde participa do 3º Encontro de Saúde Mental do Sistema Socioeducativo do Distrito Federal

COMPARTILHAR

A Subsecretaria de Segurança e Saúde do Trabalho (Subsaúde) participou na tarde desta sexta, 8, do 3º Encontro de Saúde Mental do Sistema Socioeducativo do Distrito Federal, promovido pela Secretaria de Políticas de para Crianças, Adolescentes e Juventude (Secriança). O evento reuniu cerca de 220 participantes, entre os dias 7 e 8 de junho, em comemoração ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial (18 de maio) e revelou a necessidade do contínuo debate e troca de experiências no campo da saúde mental no sistema socioeducativo.

 

Na ocasião, a servidora da Subsaúde, Jacqueline Ferraz, apresentou relato preliminar sobre o programa de Gestão de Riscos Psicossociais Relacionados, iniciativa da Seplag em parceria com a Secriança que tem como foco principal a saúde mental e um maior conhecimento sobre a realidade dos servidores que trabalham com adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação.

 

A primeira fase do programa partiu da análise dos desafios diários dos agentes socioeducativos. A partir disso, a equipe da Subsaúde fez visitas técnicas nas unidades de internação com os agentes e com os diretores, o que possibilitou mapear os temas que seriam debatidos nas rodas de conversa. Essas reuniões aconteceram nas oito unidades de internação do DF durante os meses de março e abril.

 

Na próxima etapa, os agentes vão participar de um grupo psicoeducativo para que compartilhem experiências e intervenham nos assuntos abordados nas rodas de conversa. Os encontros serão promovidos pelas psicólogas da Gerência de Saúde Mental da Subsaúde e acontecerão na sede da Subsecretaria. A primeira turma começa na semana que vem, dia 14/6.