Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
24/12/18 às 9h35 - Atualizado em 24/12/18 às 11h01

Na Hora DF moderniza e facilita o acesso a serviços que estarão disponíveis pelo celular

Lançado nesta quinta, 20/12, o Na Hora DF agora é o aplicativo oficial de serviços públicos à população por meio de dispositivos móveis. O Decreto Nº 39.556, publicado nesta sexta, 21/12, estabelece o app Na Hora como o aplicativo oficial do Governo do Distrito Federal, com objetivo de aproximar cidadãos e administração pública, modernizando e facilitando o acesso às informações, além de reduzir custos operacionais dos órgãos.

 

O App já disponibiliza a versão eletrônica de serviços que hoje não estão online e são prestados em unidades de atendimento físicas do Na Hora. Os primeiros serviços que podem ser acompanhados virtualmente são nas áreas de assistência social – auxílios natalidade, vulnerabilidade e por morte – Educação, com o boletim e a frequência escolar de estudantes da rede pública de ensino do DF e com o canal de atendimento da Ouvidoria, por onde será possível registrar, por exemplo, pedidos de serviços como tapa-buracos, poda de árvores e funcionamento de postes que serão repassados para as Administrações Regionais.

 

Já está disponível na plataforma Android e, em breve, no sistema IOS. Para ter acesso aos serviços, basta o usuário buscar o App NA HORA DF na loja de aplicativos do seu celular.

 Baixe aqui

 

O aplicativo foi desenvolvido pela Secretaria de Planejamento em dois meses — a partir de setembro—, mas o processo para torná-lo realidade tem, pelo menos, um ano. Antes do desenho do leiaute e da programação do ambiente virtual, foi necessário adquirir processadores, softwares e treinar servidores para estruturar a ferramenta.

 

Em janeiro, a previsão é que o aplicativo disponibilize serviços do Iprev como contra-cheque e prova de vida para aposentados e a ampliação de agendamentos do serviço de assistência social e do atendimento virtual, além das matrículas escolares.

 

A partir de agora, a inserção de novos serviços no Na Hora Digital deve ocorrer gradativamente. A atualização passa a depender, então, da velocidade de órgãos e empresas em fazer as adaptações tecnológicas para oferecer os recursos no sistema. As mudanças incluem padronização de linguagem e informações.

 

Atendimento presencial

Atendimentos como marcação de horário para emissão de 2ª via da carteira de identidade; solicitação de religação de energia, da Companhia Energética de Brasília, ou de aferição de hidrômetro, da Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb), continuam a ser feitos apenas presencialmente.