Governo do Distrito Federal
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14/06/18 às 19h07 - Atualizado em 25/10/18 às 15h36

CENTRAL DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO

Central de Atendimento ao Cidadão do Distrito Federal – Central 156

 

A Central de Atendimento ao Cidadão do DF – Central 156 é um canal de comunicação, gratuito, entre o governo e a população. Por telefone, é possível obter informações e encaminhamentos relativos aos serviços prestados pelo governo do DF e questões específicas de cinco órgãos: Secretaria de Fazenda, Secretaria de Educação, DFTrans, Codhab e Sedestmidh.

 

Em funcionamento desde 1984, teve, a partir do Decreto No 24.110, de 1o de outubro de 2003, publicado no DODF de 02.10.2003, novas regulamentações. Em 26 de março de 2018, a gestão administrativa da Central passou a ser de competência da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão – Seplag, por meio do Decreto nº 38.952.

 

A Central 156 funciona com uma base de conhecimento de cada órgão que disponibiliza serviços pelo canal. São nove teclas, com serviços distintos que prestam serviços do recadastramento do Bolsa Família; telematrícula e DF alfabetizado; Iptu e Ipva; horários de ônibus; habitação; combate à violência contra a mulher; dique-racismo; disque-idoso e demais informações sobre o governo do DF.

 

Contatos da Central 156 na Seplag

E-mail: central156@seplag.df.gov.br

6º andar, sala 601, Anexo do Palácio do Buriti

Horário: 8h às 12h e das 13h às 18h

 

CIDADÃO

Confira abaixo serviços e horários em cada uma das teclas do 156

 

HORÁRIO DE ATENDIMENTO – CENTRAL 156

Entre os serviços disponíveis pelo Canal 156 estão:

 

Tecla 1 – Recadastramento do Bolsa Família e assuntos da Sedestmidh

Segunda a sexta-feira, das 7h às 19h

Sábados, domingos e feriados, das 8h às 18h

 

Tecla 2 – Telematrícula e DF Alfabetizado

Segunda a sexta-feira, das 7h às 19h

Sábados, domingos e feriados, das 8h às 18h

 

Tecla 3 – IPTU, IPVA e demais serviços da Secretaria de Fazenda

Segunda a sexta-feira, das 7h às 19h

 

Tecla 4 – Horário de ônibus e serviços do DFTrans

Segunda a sexta-feira, das 7h às 21h

Sábado, domingos e feriados, das 8h às 18h

 

Tecla 5 – Habitação

Segunda a sexta-feira, das 7h às 19h

 

Tecla 6 – Combate à violência contra a mulher

Segunda a sexta-feira, das 7h às 19h

Sábados, domingos e feriados, das 8h às 18h

 

Tecla 7 – Disque-Racismo

Segunda a sexta-feira, das 7h às 19h

Sábados, domingos e feriados, das 8h às 18h

 

Tecla 8 – Disque-Idoso

Segunda a sexta-feira, das 7h às 19h

 

Tecla 9 – Demais informações sobre o governo

Segunda a sexta-feira, das 7h às 19h

Sábados, domingos e feriados, das 8h às 18h

 

HORÁRIO DE ATENDIMENTO – 160 Disque-Saúde

 

Tecla 1 – Solicitações e informações da Secretaria de Saúde

Segunda a sexta-feira, das 7h às 19h

Sábados, das 8h às 18h

 

Tecla 2 – Hemocentro

Segunda a sexta, das 7h às 19h

 

Tecla 3 – Farmácia Ambulatorial Especializada

Segunda a sexta-feira, das 7h às 19h

 

Tecla 4 – Doação de Leite Materno

Segunda a sexta-feira, das 7h às 19h

Sábados, das 8h às 18h

 

Serviços para os órgãos do GDF

 

Além disso, a Central 156 também tem como público-alvo os órgãos e instituições do governo do Distrito Federal

 

Solicitação – Para inserção de canais de atendimento na Central, a instituição deverá encaminhar ofício à Seplag solicitando o serviço. Essa irá analisar as possibilidades, de acordo com o contrato licitado. Atualmente, a Central 156, já possui vários órgãos com opções específicas de Unidade de Resposta Auditiva (URA) ou para serviços especiais, como a telematrícula e o Ensino de Jovens e Adultos (EJA).

 

Atualização – cada órgão da estrutura do governo do Distrito Federal é o responsável pelo cumprimento das normas e padrões definidos no Decreto; pela validação, tempestividade, atualidade e confiabilidade das informações do banco de dados, de forma que os serviços prestados estejam sempre atualizados e em conformidade com o citado Decreto.